Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 30 de abril de 2018

Um abraço bem apertado.

Todo o abraço verdadeiro faz bem, um abraço, conforta, acalma e liberta. Um abraço pode ser bem apertado daqueles que se ouve o pulsar do coração, que enche a alma de emoção, se for um abraço das três palmadinhas nas costas, deixa estar também é bom não se pode reclamar. Existe o abraço feliz aquele que vem acompanhado de sorrisos e gargalhadas, por vezes acompanhados de lágrimas de felicidade, esse é o abraço do reencontro da comemoração da alegria de festejar. Também há o abraço da tristeza, aquele da despedida, da perda e do desencontro, em que as lágrimas caem sem parar, que enche de dor ambos os corações. Também há o abraço do dia a dia, aquele que pergunta e ai irmão tudo bem? acompanhado de um grande aperto de mãos, não se pode esquecer do abraço inesperado, aquele sem motivo aparente, mas que faz bem a toda gente. Há o abraço da paixão que até tira o pé do chão, e o abraço tímido, aquele que fica a um metro de distância, mas o que conta é a intenção. Também há o abraço do agradecimento, o que abraça e volta abraçar acompanhado de um muito obrigado, obrigado mesmo. Há aquele abraço dos magrinhos aos gordinhos que só chega até ao meio do corpo, e dos gordinhos aos magrinhos que entrelaça o corpo todo, e dos mais altos aos mais baixos que aperta o pescoço, e dos mais baixos aos mais altos que só chega até a cintura. Também há o abraço só de palavras, aquele que diz um abraço ai amigo, e quem recebe fica só na imaginação. Também tem o abraço da intenção, aquele que diz ai se eu pudesse, eu dava um grande abraço. Há o abraço que cola, aquele que abraça e volta abraçar e nunca mais quer largar e quando solta volta abraçar. Há aquele abraço de cumplicidade, que só de abraçar já entende tudo que se passa. Há o abraço fraternal aquele abraço que é incondicional. São tantas as formas que existe de abraçar... Mas o mais importante de todos os abraços é aquele que é dado de todo o coração, não importa a razão, mas que seja um abraço dado com muito amor. Que o abraço seja a forma mais sincera de expressar o verdadeiro e mais puro sentimento que é o amor.

Autora: Gracimar Martins. 

  Video da minha autoria, está no meu canal da youtube MV mensagens

domingo, 29 de abril de 2018

caminhos coloridos.

Na vida passamos por diferentes fases, desde ao primeiro momento quando chegamos ao mundo e ele nos recebe estendendo seus muitos tapetes coloridos, tapetes esses que se misturam nos confundindo com tantas cores. Seria bom se fossem todos cor de rosa, a cor dos sonhos ou amarelo, a cor do sol ou quem sabe todos verdes na cor da esperança, mas assim seria muito fácil seguir a cor que nos leva até à felicidade. Mas não é bem assim, uns até podem ter o tapete à sua escolha, mas não é para todos. E quando não podemos escolher temos que caminhar por cima de todas as cores. Há tapetes macios, outros ondulados, outros escorregadios, há tapetes áspero... E assim vamos caminhando no decorrer da vida, nas diferentes texturas dos tapetes coloridos estendidos nesse mundo de diversas cores. Mas o mais importante na vida é que mesmo que a cor ou a textura do tapete não nos agrade nunca devemos desistir de caminhar. Porque em algum momento podemos encontrar aquele tão esperado tapete que nos leva a caminhar em plena felicidade. Ser feliz está em valorizar as pequenas coisas que no dia a dia nos passam despercebidas, como em retribuir um sorriso, valorizar um abraço, enxugar uma lágrima, sentir o calor do sol, sonhar com o brilho das estrelas, ouvir os cânticos dos pássaros, sentir o cheiro da natureza, agradecer a cada amanhecer, são gestos que nos fazem sentir que a vida é um bem maravilhoso e que vale a pena viver.

De coração para coração, de que valia existir esse maravilhoso sentimento que é o Amor, se não fosse para compartilhar? Quem ama dá e recebe porque o amor tem esse magnetismo ele atrai coisas boas, o amor transforma, une e enraíza o bem. Deixe esse sentimento magnífico que é o amor entrar no seu coração e verás a magia acontecer. São tantas coisas que nos podem fazer felizes, por vezes andamos de costas voltadas para a felicidade. É certo que na vida nem sempre reflete as cores do arco íris, mas se voltarmos o olhar ao horizonte talvez possamos pelo menos ver um pouco do seu reflexo a despedir-se, assim como o arco íris que chega sem avisar não devemos deixar que a tristeza nos venha visitar, se ela por algum motivo
chegar e você precisar chorar chore, se precisar gritar grite, desabafe depois respire fundo enxugue as lágrimas e lembre-se que depois da chuva o sol brilha e com ele pode surgir aquele arco íris que tanto esperamos para nos alegrar com suas lindas cores. Amanhã será um novo dia e com ele nasce a esperança que nos dá força e coragem para seguir sempre em frente e correr para os braços da felicidade.


Autora: Gracimar Martins.

sábado, 28 de abril de 2018

Voando contra o vento.

Voando contra o vento é uma expressão utilizada para dizer que a vida não nos está correndo muito bem, que os objectivos estão difíceis de ser atingidos que os ventos não sopram a favor das nossas expectativas, quanto mais seguimos em direcção ao vento, isso quer dizer em busca de objectivos pretendidos, mais o vento sopra ao contrário nos afastando e enfraquecendo as nossas forças. Fica uma pergunta. Porque não mudar-mos de direcção ou até mesmo deixar a ventania passar? Sei que é difícil esperar queremos que os nossos desejos se concretizem logo de 1ª, mas se não der certo podemos sempre tentar à 2ª ou porque não à 3ª, dizem que à 3ª é sempre certo, vamos acreditar que seja mesmo assim! Os ventos não sopram sempre na mesma direcção, por isso temos que estar sempre atentos ao momento certo e planear longos voos. Não pense que para os pássaros que estão habituados com a vida nos ares faz sempre bom tempo, que a vida lhes correm sempre bem, não é bem assim muitas vezes eles enfrentam ventos forte, tempestades que lhes dificultam a vida então eles têm que descerem até abaixo retomar o fôlego e as forças para depois continuar o seu trajecto de forma segura no seu ambiente natural. Assim também para nós a caminhada nem sempre é fácil nem sempre o caminho está desimpedido encontramos pedras, tempestades, ventos fortes que nos fazem pensar em desistir. Que tal seguir o exemplo dos pássaros que parecem ser seres tão frágeis, mas que lutam contra tudo para seguirem sempre enfrente quebrando esse estigma de fragilidade. Vamos também descer até abaixo, deixar a tempestade passar encher o peito de ar, retomar o fôlego, respirar fundo e criar coragem para traçar novos planos com a certeza que os objectivos de vida vão ser alcançados, desta vez com a confiança de voar na direcção certa. Isto é a favor do vento. Pense nisso e seja feliz.
Autora: Gracimar Martins.



       






sexta-feira, 20 de abril de 2018

Da minha Janela.

Da minha janela, vejo um mundo lá fora tudo corre sem parar, muitos carros a passar, pessoas indo de lá para cá, tudo parece resultar em um ciclo que a vida se propôs a traçar. Da minha janela, fico a imaginar onde o mundo vai parar, tudo parece avançar como uma flecha a passar no olhar.  Da minha janela, vejo o dia raiar com os reflexos do sol a brilhar, mas que aos poucos vai se pondo dando o lugar a um lindo luar. Da minha janela, vejo os pássaros felizes a cantar e crianças a brincar correndo e saltando sem parar, mas um simples piscar a criança que vi brincar um adulto passou a mim cumprimentar. Da minha janela, fico a pensar como seria se o mundo pudesse ser como nos sonhos onde vivemos sem presa, onde tudo é possível acontecer, voar, e nas nuvens poder andar, viajar de um lugar para outro, sem transporte para nos transportar e realizar os sonhos que ao acordar fica difícil de se concretizar. Da minha janela, vou continuar a ter esperança e acreditar que um dia o mundo possa se transformar em um lindo paraíso onde todos sonhamos morar. 

Autora: Gracimar Martins
                         
                       

       


    


   

quarta-feira, 18 de abril de 2018

O que vestir?

Hoje chegou uma altura do ano em que não se sabe o que vestir. Pois é, estamos na Primavera, uma temperatura agradável, onde por vezes o sol se esconde, ficando um pouco nublado. O  frio ainda não se foi todo embora, continuamos a vestir casacos, estando ainda em ritmo de inverno. Aqui em Portugal, a Primavera deu o ar da sua graça no dia 20 de Março, mas só hoje é que realmente senti o cheirinho das flores no ar e o calor a bafejar. Chegou a hora do guarda roupa arrumar e roupas mais frescas começar a usar. Viva a Primavera que o verão não tarda a chegar. 
     
   

terça-feira, 17 de abril de 2018

Um gesto.

Um gesto  faz toda a diferença. Se pensarmos que um gesto pode parecer algo insignificante por ser um ato quase involuntário o qual se repete inúmeras vezes no nosso quotidiano, mas a visão pode ser bem diferente se olharmos por outro prisma. Um gesto pode ser um simples e cordial cumprimento que estabelece uma comunicação social, como também pode ser uma atitude voluntária de ajuda a alguém que esteja em uma situação de fragilidade física, emocional, social ou mesmo que careça de alguma ajuda material. Um gesto de amor, carinho e doação tem um efeito de troca espontânea onde ambos, quem dá e quem recebe são beneficiados por haver uma interação afetiva que envolve sentimento de partilha. E o resultado é uma bela sensação de bem- estar emocional e espiritual que nos engrandece como Pessoa. 

Autora: Gracimar Martins
                 
         

domingo, 15 de abril de 2018

Uma dia de domingo.


Um dia de Domingo. Que bom acordar em um dia lindo de Domingo, poder espreguiçar e de pijama continuar, saborear um delicioso café da manhã sem se preocupar com a hora que o relógio está a marcar, mas infelizmente esta história nem todos podem contar, porque para muitos o Domingo também é para trabalhar, injustiça ou não? Fica está questão. O Sol nasce para todos, porque a mãe Natureza não escolhe a quem abraçar.
Que bom seria que na vida a igualdade pudesse triunfar, não haveria injustiça e um dia lindo de Domingo para todos seria para descansar. 

                          
         
          

sábado, 14 de abril de 2018

A beleza de uma flor.

Passeando no jardim parei para observar a beleza de uma linda flor, parei por uns instantes e pus-me a pensar. Quem será o pintor? Aproximei-me para melhor observar a sua singela perfeição e cheguei a conclusão que nem um pintor podia criar  com tamanha perfeição. Uma flor tão delicada que só pode ter sido desenhada pelas mãos de um Divino criador, que combinou cada cor com reflexos de puro amor.



                      
                        
     
         








    

Uma viagem marcada.

Na mala, levo coragem, vontade, sonhos, curiosidade, incertezas, euforia, liberdade, disponibilidade, alegria e um casaco para o frio, uma camiseta para o calor e não esquecer de uma câmara para registar  tudo por onde passar. A mala já está e agora para onde vou viajar. Como seria bom que não tivéssemos de nos perguntar, apenas nos deixar levar pelo lado  aventureiro que cá dentro escondido está, sair conhecer as maravilhas espalhadas por esse mundo a fora, uma beleza escondida em cada cantinho esperando para ser visitada e  admirada, mas para isso acontecer é preciso ousadia e acreditar que os sonhos podem se realizar, agora para mala fechar um item importante podemos acrescentar o bilhete de ida e volta para regressar depois de uma linda viagem concretizar.    
                   
                

sexta-feira, 13 de abril de 2018

Sem palavras...

Sem palavras para descrever como a vida é bela, como é bom olhar o horizonte e admirar a sua imensa beleza, deixando o pensamento flutuar na imaginação de um olhar inebriado de sonhos... Viver é o que devemos fazer agradecendo a cada oportunidade que surge em nossos caminhos. Realmente a vida é surpreendente, tudo acontece no seu devido momento, por vezes temos presa, queremos andar correndo como se estivéssemos participando de uma grande maratona a espera de visualizarmos a meta que cada vez parece mais longe. Não a vida não é uma estrada onde se compete uma corrida, mas sim um caminho onde são traçados limites, objectivos, obstáculos e regras que nos levaram a uma meta, mas não de uma competição para premiar o mais rápido ou o melhor...  A chegada na meta é para os perseverantes os 
otimistas que mesmo com dificuldades conseguem ir até ao fim, ultrapassando todas as barreiras que surjam no decorrer do caminho. Sim! Sejamos atletas preparados para participar da grande caminha da vida para quando chegarmos a meta final sentirmos o valor da vitória, com a certeza que cada esforço foi um contributo que nos motivou para alcançarmos o sonho de uma vida feliz.


Autora: Gracimar Martins.



   .                

quinta-feira, 12 de abril de 2018

Chuva

Chuva que cais das nuvens como gotas de cristais tão singela e transparente que cai na terra e molha as sementes, para que dela brotem os frutos que alimenta e sacia a fome de muita gente.

Oh chuva não fique muito tempo ausente, que a terra quente não germina e sufoca a plantação que foi semeada com amor e dedicação.


Cai chuva, vem entornar as tuas gotas no mar que para as nuvens retornará.
Amanhã talvez possas regressar, quando no céu uma nuvem cinza formar para que a terra voltes  banhar.

 

quinta-feira, 5 de abril de 2018

Na força da paixão.

Na força da paixão, grito louca sem razão, o eco em meus ouvidos soam como resposta de que tenhas me ouvido. Será sonho ou ilusão? Como eu queria que fosse a voz do teu coração. Oh amor, por onde andas que não me acalmas esta chama. Aqui estou a tua espera, como o calor ardente nas tardes quentes de primavera. Sei que em algum lugar estás, vou gritar aos quatro ventos para que me ouças neste momento e aqui ficarei a tua espera na ânsia louca de te encontrar e nos teus braços a minha louca paixão te entregar.

Autora: Gracimar Martins.

Pensamento.

Quando a tristeza bate , o coração responde. És tu saudade! O que queres mim? Apenas lágrimas te posso dar, em cada lágrima escorre a dor que no peito invade das lembranças de tempos vividos, sorrisos contidos e das palavras que ainda ouço ao longe quando o vento sopra de lá para cá. Oh saudade leva contigo o que viestes buscar, toda a lágrima de tristeza que está me afogar.

Autora: Gracimar Martins.

      

domingo, 1 de abril de 2018

Pensamento.

Paixão de Cristo, Deus feito homem encarnado veio ao mundo para nos salvar e libertar de todo mal, restaurar a nossa Fé consumida pelo materialismo e egocentrismo, nos afastando do verdadeiro sentido da vida que é de amor, humildade e partilha. O mundo precisa ser restaurado de toda a sua destruição, precisamos plantar sementes que germinem o bem, para que possamos viver em um mundo mais harmónico, onde o Amor reine em cada coração, e assim possamos construir um mundo de Paz. Jesus nos ensinou com a sua linda mensagem que devemos Amar uns aos outros como Ele próprio nos amou. O Amor salva, liberta, transforma e restaura. O amor é a porta que nos leva a uma vida mais feliz. Desejo uma Santa e feliz Páscoa de renovação e restauração de vidas, onde celebramos com júbilo a festa de Jesus ressuscitado.