Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

Presente de Natal

Presente de Natal uma oferta com carinho que queremos ofertar, seja grande ou pequenino o seu valor não se pode calcular, o mais importante é a intenção de quem oferta com amor no coração. As prendas vamos embrulhar com papeis de multicor e laços para enfeitar e debaixo da árvore de Natal arrumar. As crianças vivem um sonho esperando a visita do Pai Natal, com um grande e vermelho saco as costas a bater à porta ou quem sabe descendo a chaminé enfeitada de bolas coloridas e um sino para avisar quando o Pai Natal chegar, um doce ele vai saborear para as energias reforçar e a outras crianças poder visitar com seu Ho, Ho, Ho! E o presente que a criança espera feliz o entregar.
Feliz Natal.
Autora: Gracimar Martins.







             

sábado, 8 de dezembro de 2018

Noite Feliz

Noite Feliz é o que Desejo à todos que no dia 25 de Dezembro se reúnem para celebrar o Natal, data festiva que se comemora o nascimento de Jesus. Natal Noite de alegria, partilha e união onde juntos damos as mãos em fraterna comunhão. Sorrisos, lágrimas e lembranças, sentimentos que tocam os corações sensíveis por não poderem confraternizar com quem mais desejariam estar. O sino toca meia Noite para nos recordar que o menino Jesus nasceu e a Ele devemos ofertar louvores, honras e glórias, para que Ele Jesus o Rei dos Reis continue a reinar em cada coração que se encontrem a festejar a Noite de Natal com a Estrela a brilhar.
Um Santo e Feliz Natal.
Autora: Gracimar Martins.



          

sábado, 20 de outubro de 2018

O tempo não espera.

O tempo não espera! O tempo que refiro é o passar de cada segundo que determina com precisão todos os acontecimentos que dão sentido a vida, porque viver é acontecer. O tempo não espera, até parece que anda cheio de depressa, ele não olha para trás, é preciso está atento para não perder as oportunidades de cada momento. Pode parecer muito complexo perceber como funciona a passagem do tempo que comanda e determina o presente, passado e futuro, um cronómetro natural que não atrasa e não adianta de forma exacta ele marca o que tiver de decorrer. O tempo para uns parece passar devagar, para outros como uma flecha a passar. O tempo não espera por quem não os querem acompanhar, que vivem a vida a lamentar, em busca de um tempo que jamais chegará. O tempo é o hoje e o agora, sem espera nem demora para fazer a história acontecer.
Autora: Gracimar Martins.
                          

terça-feira, 9 de outubro de 2018

Uma experiência nova.

Em rumo a descoberta! Que maravilha seguir em busca de novas experiências, abrir as portas do conhecimento. Viajar, comunicar, é uma excelente oportunidade para conhecer novos mundos nos abrindo as janelas do grande horizonte, costumes e culturas diferenciadas que vão se misturando com suas belíssimas diversidades. Uma experiência nova é sempre gratificante quando sabemos apreciar as diferenças, quando buscamos algo novo para enriquecer o pequeno mundo que nos rodeia. Vamos viajar não somente nas asas da imaginação, mas nas oportunidades que se apresentam nas nossas vidas. Uma experiência nova é um bálsamo que perfuma no nosso novo amanhecer nos preparando para celebrar a magia do Viver. 
Autora: Gracimar Martins.





                

quarta-feira, 3 de outubro de 2018

Piloto automático.

Quando pensamos na expressão piloto automático, podemos imaginar algo que se movimenta de forma mecânica, sem interrupção como uma máquina que ao se ligar o mecanismo começa funcionar resultando em um trabalho automático e constante, para interromper é preciso que haja uma interrupção manual, ou por falta de gerador de energia, ou por desgaste do equipamento. Tudo parece muito simples quando se trata de máquinas, basta solicitar um profissional que entenda do assunto para dá solução ao problema, ou até mesmo descarta-la por já não haver arranjo, ai é só comprar uma máquina nova e tudo volta a funcionar. Pois é, mas se a mesma expressão piloto automático se for analisada em forma Humana, onde há uma sobre carga de trabalho depositado em determinados postos de trabalhos, onde o desgaste físico e emocional vão se aglomerando e a máquina humana aos poucos vai dando sinal de desgaste, o cansaço acumulado é o primeiro sinal de alerta para procurar um profissional que entenda do assunto, evitando maiores consequências que afectem gravemente a saúde, para que não aconteça o mesmo que aconteceu com a máquina industrial. Encostar para o lado e trocar por uma mais nova não é a solução, até pode acontecer em determinados sectores, o trabalho até pode voltar a funcionar, mas por trás de tamanha insensatez existe o ser humano diferente da máquina que foi encostada ao lado que exerce um trabalho inconsciente e involuntário. Há vidas que podem ser destruídas pela falta da sensibilidade humana que comanda visando apenas o sucesso singular, esquecendo que se trata de pessoas com sentimentos e limites. Piloto automático é um recurso para substituir o trabalho humano, utilizando máquinas para realizar determinadas tarefas. O trabalho realizado por pessoas deve ser respeitado e adaptado, de forma que seja funcional e eficiente, resultando em tratamento humanizado, gerando assim sucesso para todos. 
Autora:  Gracimar  Martins.






             

terça-feira, 25 de setembro de 2018

Ninguém merece!...

Ninguém merece...! Uma exclamação de desabafo que sai do âmago do mais profundo sentimento de desespero, revolta, insatisfação, um grito de liberdade, tentando desfazer a força da imposição quando não se pode valer o direito de escolha. Ninguém merece! Viver uma situação contraditória as nossas perspectivas, nos sentimos como marionetas a espera de sermos manuseados, tudo de forma mecânica. Onde está o direito de escolha? Onde podemos manifestar os nossos pensamentos referente ao que nos é de direito. Ninguém merece um sistema autoritário, controlador que atropela e esmaga sonhos construídos com convicção no que acreditamos, onde envolve planos pessoais e profissionais. Ninguém merece ser tratado como número que serve apenas para somar. Tudo parece perfeito quando a soma dá exacta, mas cada número tem o seu valor não importa se é menor ou maior todos são importantes para o resultado final.  Ninguém merece...! Tudo aquilo que não merece merecer. 
Autora: Gracimar Martins.


                  

sexta-feira, 7 de setembro de 2018

Reencontro.

Há um espaço vazio dentro do coração quando nos distanciamos de pessoas, lugares até mesmo de cheiros e sabores que por motivo da ausência física nos privamos de confraternizar, sentimentos que invadem as lembranças nos fazendo recordar de momentos vividos que a distância nos castiga em privar. Há sempre uma esperança na qual nos seguramos para a saudade acalentar, é a espera do reencontro  ao regressar as origens envolta de laços fortes difíceis de se soltar. O reencontro, anseio ardente latente no peito do regressar, desejo de abraçar, todos e tudo que por algum tempo não se pode aconchegar, felicidade no peito que não há palavras que possa explicar, uma sensação de euforia com o coração a saltar. Tudo isso tem um nome e a força do Reencontrar.
Autora: Gracimar Martins.




     

quarta-feira, 8 de agosto de 2018

Retrospectiva

Vamos pela a vida à fora, escrevendo capitulo a capitulo de uma longa metragem intitulada história de uma vida. Os dias passam e nele vão ficando marcas dos acontecimentos vivenciados por mim, por ti, por todos que vivem neste grande globo chamado mundo. Cada um com uma história de vida. Culturas diversificadas vão colorido canto à canto de um planeta globalizado chamado terra. O cenário onde toda a história acontece vai se transformando e adaptando-se no roteiro de vida de cada protagonista. O ontem, o hoje e o amanhã vão formando capitulo dessa história cheia de emoção, ousadia, contradições, desafios, alegrias, tristezas, fracassos e vitórias. Somos todos diferentes se pensarmos que a nacionalidade é uma marca registada que nos define, porque carregamos costumes e culturas que nos formam como pessoa.  Mas na realidade podemos ser todos iguais se olharmos o Humano como um ser que se adapta as situações seja ela cultural ou ambiental. Todos temos uma história para viver, e todas são importantes. Não somos individuo único no mundo, somos protagonistas e figurantes assim como nas histórias de ficção, todos são precisos e todos temos um papel principal para representar. Se fizermos uma retrospectiva de tudo que já vivemos podemos escrever uma linda história de vida, com acontecimentos que nos marcaram e nos formaram na pessoa que hoje somos. 
Autora: Gracimar Martins.


                      

domingo, 5 de agosto de 2018

Você consegue sentir o amor!...

Você consegue sentir o amor! Sim o amor é um sentimento íntegro que habita em cada coração, ele está escrito dentro da alma em forma de poesia, é uma melodia que entoa suave e nos desperta para amar. Tudo fica mais belo quando o amor está no ar, fazendo a magia acontecer. Sim você consegue sentir o amor! Se deixar os seus pensamentos livre para atrair somente positividade. Sim você pode sentir o amor! Se estiver disposto a viver sem medo, sem preconceito, sem mágoa, sem orgulho, porque quem ama é indiferente a sentimentos que não dão espaço para que o amor possa entrar. Sim você pode sentir o amor! Porque é amando que se encontra o verdadeiro sentido da vida, é amando que valorizamos o novo dia em cada amanhecer, é amando que encontramos o caminho para a felicidade, é amando que admiramos a beleza da natureza e é amando que vivemos deforma intensa esse Dom único e maravilhoso que é  a VIDA.

Autora: Gracimar Martins.        

sábado, 4 de agosto de 2018

Se a natureza falasse.

47ª EDIÇÂO DO POETIZANDO E ENCANTANDO. FILOSOFANDO NA VIDA Profª Lourdes Duarte em Filosofando na Vida


Se a natureza falasse responderia todas as interrogações que me invadem o coração, fujo da poluição, do barulho e da multidão, procurando um lugar onde possa desabafar, onde o meu eco possa ecoar o meu grito de dor, e todo o desespero possa lá ficar, e quando o som retornar, seja de paz em uma doce melodia que me alivie a alma. No silêncio que paira no ar, posso escutar o rio a passar e as folhas com o vento bailar, e os meus passos num lento caminhar vou caminhando em busca de conforto na magia desse lugar. Quando a ponte eu passar, tudo ficará no mesmo lugar, para outros, que assim como eu também possam desanuviar todo o sofrimento e a tranquilidade possam aqui encontrar.

Autora: Gracimar Martins.
dedentro-para-fora.blogspot.com 

domingo, 29 de julho de 2018

Felicidade.

46ª EDIÇÂO DO POETIZANDO E ENCANTANDO. FILOSOFANDO NA VIDA Profª Lourdes Duarte em Filosofando na Vida


Felicidade é um sentimento puro, é um estado de plena realização que acelera o pulsar do coração, pode ser vivida por um momento, uns instantes, uma temporada ou pode durar uma vida inteira. Há pessoas que têm em sua genética uma pré-disposição para que a felicidade faça parte de sua existência. Felicidade é poder sentir-se realizado, é estar de bem com a vida. Por mais que tentemos explicar o que é felicidade, é difícil chegar-mos a um conceito exato, porque felicidade não se explica sente-se. Há várias formas de ser feliz: para uns, a felicidade consiste em estar vivo e viver a vida com a grandeza que a vida merece ser vivida, para outros não basta ser o protagonista principal deste filme real, que é a vida, é preciso muito mais... Felicidade não tem rótulo, não se compra, ela é um bem gratuito que nasce na simplicidade de cada coração. Podemos perguntar: Onde mora a felicidade? A felicidade mora em cada gesto de amor, em cada olhar, em cada abraço, em cada palavra amiga e em cada sorriso que nos cruzamos na estrada da vida, e ela nos cumprimenta dizendo. “Olá, eu sou a felicidade”. Ela mora em mim, em ti, em nós! A felicidade não está lá, ela está aqui bem dentro de nós. A felicidade pode ser vivida em sua plena essência desde que façamos uma pequena lista e nela enumerarmos os valores fundamentais que nos levam à felicidade. Pode até parecer fácil, mas não esqueçamos que em cada item que escrevermos, seja ele emocional ou material, é fundamental não esquecermos que a vida deve estar sempre em primeiro lugar na sua lista, porque é pela vida que buscamos a tão desejada felicidade. Abrace a felicidade como as ondas abraçam o mar, as estrelas brilham no céu, o sol aquece a manhã, a lua ilumina a noite, a chuva molha a terra, o vento sopra as árvores. Abrace a felicidade como a vida abraça o Mundo para que seja vivida em plena graça e harmonia. Seja feliz e transmita felicidade.


Autora: Gracimar Martins.
dedentro-para-fora.blogspot.com



Simplicidade.

45ª EDIÇÂO DO POETIZANDO E ENCANTANDO. FILOSOFANDO NA VIDA Profª Lourdes Duarte em Filosofando na Vida


Na simplicidade podemos encontrar, amor e paz para adornar o novo dia, que alvorece com o seu esplendor nos convidando a viver o seu novo amanhecer. Quando olhamos com os olhos do coração e vivemos com emoção a vida fica mais bela. Na simplicidade podemos encontrar a felicidade, não precisamos de grandeza, luxo e exuberância para sermos felizes, mas sim de tranquilidade, harmonia e boas companhias, o lugar onde nos encontramos se torna maravilhoso, tudo a sua volta cria uma atmosfera que transmite alegria, porque o ambiente  
é positivo e envolve amor. Ser feliz é saber valorizar os belos momentos que a vida pode nos proporcionar, é agradecer quando temos a oportunidade de ver o sol nascer, é festejar sem motivo aparente, é abraçar e um sorriso partilhar com quem ao nosso lado está. Na simplicidade, a vida é como o cristal, límpido, puro, delicado e transparente, é preciso saber vive-la para saber observar a sua grandeza na delicadeza que a envolve de beleza. Viver é ser feliz, onde a paisagem é pintada pela inspiração do coração. 
AUTORA: Gracimar Martins.
dedentro-para-fora.blogspot.com                 





terça-feira, 17 de julho de 2018

Simplesmente assim.

Tudo pode ser tão simples! Então para que complicar. A vida é para ser vivida com alegria e simplicidade, simplesmente assim!
O amor é para ser vivido com emoção, para isso acontecer basta deixar o coração agir de forma natural, libertando-se de toda complexidade. Ser livre é mergulhar por inteiro no oceano da paz, é sorrir quando a lágrima quer cair, é cantar quando apetece mesmo é gritar, é desconectar quando o problema não se puder solucionar, aguardando o momento certo para tudo se acertar. Simplesmente assim! Tudo na vida tem solução, então para que perder a razão, a calmar o coração é a melhor decisão, dar tempo ao tempo, liberta o pensamento afugentando os aborrecimentos gerados por conflitos emocionais, deixe a tempestade passar e quando acalmar, há tempo para pensar e encontrar a melhor decisão a tomar.  Simplesmente assim! A beleza da vida consiste em saber desvendar os seus mistérios, é olhar em frente na expectativa de descobrir sempre algo novo e surpreendente, é viver a cada momento com intensidade, porque a oportunidade de viver é única e não deve ser desperdiçada. Simplesmente assim! simplificar e não complicar é tudo que temos que fazer para a felicidade podermos consolidar.  Simplesmente assim.
Autora: Gracimar Martins. 



   

domingo, 15 de julho de 2018

A vitória tem sabor de mel.

Vencer é o objetivo que todos almejamos alcançar. A vitória é para aqueles que buscam sem ter medo de encontrar com o grande vilão chamado fracasso, no caminho para a vitória a estrada é longa, curvas, desvios e cruzamentos vão aparecendo dificultando o percurso, mas a força e a vontade de vencer vão ultrapassando cada um desses meros obstáculos, tendo a confiança que mais a frente, mesmo sem saber a distância que falta ainda para percorrer nada nos fará desistir.  A vitória tem sabor de mel, é doce, transparente e resistente , faz valer todo o esforço e empenho dedicado, tendo muitas vezes de fazermos renuncias e escolhas, que no momento parecem serem absurdas como se a balança pesasse mais para um lado do que para o outro, conturbando assim o pensamento implantando a dúvida no lugar da certeza. Mas, quando realmente queremos alcançar a Vitória uma força maior nos invade, driblando tudo que se ponha a frente que possam impedir de concluirmos os objetivos pretendidos. Quem busca com convicção e dedicação pode saborear do sabor doce da Vitória.
Autora: Gracimar Martins.
      

 

Abraço.

A minha participação: 44ª EDIÇÃO DO POETIZANDO E ENCANTANDO

Abraço um gesto que estabelece uma ligação estreita de amizade, carinho, afeto, solidariedade e muito mais que isso é um ato de amor.
Um abraço pode parecer um simples gesto onde dois corpos se unem, mas esse simples gesto pode ser a resposta que não estamos só. Há momentos que um abraço pode fazer muita diferença na vida de alguém que grita por socorro sem que a sua voz se faça ouvir, um abraço que conforta e que renova as esperanças, um abraço que liberta sentimentos como saudade, dor, angústia, tristeza e alegria... Um abraço pode fazer as lágrimas caírem, que lavam a alma de quem dar e recebe, porque exprime um sentimento recíproco de felicidade. 
Autora: Gracimar Martins.
dedentro-para-fora.blogspot.com



domingo, 8 de julho de 2018

Quando bate a solidão

 A minha participação: 43ª EDIÇÃO DO POETIZANDO E ENCANTANDO


Quando bate a solidão, o mundo parece vazio, um sentimento profundo que invade o peito, vontade de encontrar o meu grande amor que o destino não se preocupou de mim afastar. Que desejo imensurável de te ter em meus braços, e juntos lado a lado desfrutar de dias de amor em um lugar paradisíaco, e ter só a natureza para nos apreciar. Contigo tudo faz sentido, o mundo volta a ter cor, para brindarmos a beleza do amor. Não importa se é apenas um sonho, mas quando fecho os olhos vejo nós dois sentados a beira mar e a sombra como testemunha do nosso amor para nos abrigar, os pássaros cantam alegres, o mar vem molhar os nossos pés como se quisesse nos cumprimentar. Se é sonho, não quero acordar! Quero ter- te comigo neste lindo paraíso para nos amar, antes que o sonho possa acabar, e a realidade me faça lembrar, que você meu amor comigo já não está.
Autora: Gracimar Martins.
 dedentro-para-fora.blogspot.com    














  

quinta-feira, 28 de junho de 2018

Calar é consentir.

Ter liberdade de se expressar é um direito, onde temos a oportunidade de comunicar, opinar, sugerir, dando a conhecer a nossa opinião a cerca de um determinado assunto e até mesmo reivindicar quando não acordamos com algo. Podemos nos comunicar de várias formas, utilizando a linguagem oral, a linguagem corporal e a linguagem escrita, estas talvez sejam as mais utilizadas, a forma de comunicar é uma opção, porque o mais importante é fazer chegar a informação de forma clara e objetiva. Calar, ou seja ficar omisso é permitir, sem impor os pensamentos e opinião. Para certas pessoas há um constrangimento em se expor, talvez por medo, timidez ou simplesmente por comodismo, ficando assim a margem dos acontecimentos a espera de um resultado, seja ele contra ou a favor das suas expectativas e perspectivas. Comunicar é libertar o pensamento é dar voz ao silêncio que não quer calar.
Autora: Gracimar Martins.




 

sábado, 23 de junho de 2018

Hoje há festa.

41ª EDIÇÂO DO POETIZANDO E ENCANTANDO  FILOSOFANDO NA VIDA Profª Lourdes Duarte em Filosofando na Vida


Onde há festa, há alegria, sorrisos que contagia seja de noite ou de dia, vamos todos nos alegrar, gritando um viva a vida que nos convida à bailar.  Cores, música e muita animação, todas juntas com boa disposição dançam pelo salão, desfilando com seus lindos vestidos rodados, contracenando um maravilhoso bailado, muito bem ensaiado como manda a tradição. O mês de Junho é só alegria nada pode faltar, bandeiras coloridas, balão para soltar e uma mesa recheada de deliciosas comidas típicas  doces e salgadas para serem degustadas, numa festa Junina bem animada.
Autora: Gracimar Martins.
dedentro-para-fora.blogspot.com


 

          



























domingo, 17 de junho de 2018

É preciso saber esquecer.

É preciso saber esquecer memórias amargas contidas nos arquivos do coração. É preciso soltar as amaras que prendem as lembranças acorrentadas por uma interrogação. O que ficou para trás já não se pode contornar, só resta dá a volta e a vida recomeçar, seguir enfrente é a melhor decisão a tomar, esquecendo os contrafeitos que a vida se propôs armadilhar. É preciso saber esquecer quando o que mais se quis não se pode concretizar, deixando marcas de arrependimento por não ter ousadia e na vida apostar. Guardar lembranças é reviver, é interagir com os pensamentos, recapitulando cada momento vividos com emoção. São memórias guardadas no coração que valem a pena recordar. Esquecer, é preciso, todo o pensamento negativo que leve a um sofrimento sem razão. A certeza do ontem não é a mesma do hoje, mas nada se pode mudar quando a decisão foi a melhor acatar. O que passou, passou e não se pode mudar quando não há volta a dar. A vida é feita de acontecimentos rodeados de contratempos nos desafiando a lutar. Lembrança é saudade que nos faz sonhar, querendo regressar onde o pensamento possa levar, é um sentimento livre e solto que não provoca transtorno ao recordar. Esquecer, é preciso, se as lágrimas no rosto rolar em busca de uma explicação para acalmar a dor que só o tempo pode aliviar. Esquecer é preciso um suposto "Talvez se" a algo que já não pode existir.

 Autora: Gracimar Martins.

      

sexta-feira, 15 de junho de 2018

Mar de esperanças.

40ª EDIÇÃO DO POETIZANDO E ENCANTANDO

FILOSOFANDO NA VIDA Profª Lourdes Duarte em Filosofando na Vida

Mar imenso que acalmas o meu tormento de dor e lamentos. És o meu confessor quando a ti desabafo o que me vai na alma, lava o meu coração ferido por uma amor não correspondido, a quem entreguei o meu viver. Ó mar as tuas ondas são como um manto de águas límpidas que tranquiliza a minha vida, nebulosa e perdida em busca de encontrar uma saída para expulsar tanto sofrer. Nas tuas finas areias desenho com as minhas mãos o meu coração cheio de ilusão, leva-o contigo para bem longe em um lugar perdido, todo o sofrimento contido de um amor desiludido. No teu regresso traz-me um coração renovado, na esperança de em tuas águas resgatar o desejo de um novo e sincero amor, encontrar.

Autora: Gracimar Martins.
dedentro-para-fora.blogspot.com


              

segunda-feira, 11 de junho de 2018

Amor para a vida toda.

Quando o amor é real, puro e verdadeiro, não queremos que ele tenha um fim, queremos partilhar uma vida a dois como se o tempo não passasse. Construímos planos, traçamos objectivos firmados na certeza de construir uma vida em comum, cimentada no alicerce da confiança de um amor nascido na juventude, entre troca de olhares, encontros emocionantes cheio de muita paixão, onde o carinho e a atenção e o bem querer fortalece a cada dia esse desejo de construírem uma vida a dois. O amor fortalecido no respeito multo, onde haja  cumplicidade e entrega, ele ultrapassa as adversidades que possam surgir no caminhar da vida, perdurando por uma longa existência , onde juntos possam caminhar na mesma estrada sem correrem o risco de encontrarem uma seta indicando, o Fim do caminho...
Autora: Gracimar Martins.





       

domingo, 10 de junho de 2018

Um toque de amor.

39ª EDIÇÃO DO POETIZANDO E ENCANTANDO

FILOSOFANDO NA VIDA Profª Lourdes Duarte em Filosofando na Vida

Flores a ti entrego minha amada, em cada flor um toque de meu amor por ti, que cresce e floresce como um lindo jardim.  O teu sorriso é como o sol que aquece o dia e irradia o meu coração de alegria. Que o nosso amor seja como este lindo ramalhete, que tenha a vivacidade das suas cores e a beleza de
suas flores para alegrar a nossa união feita de amor, carinho e dedicação, regado de muita paixão.       
AUTORA: Gracimar Martins.
dedentro-para-fora.blogspot.com


 


         

domingo, 3 de junho de 2018

Na cumplicidade do amor.

38ª EDIÇÃO DO POETIZANDO E ENCANTANDO

FILOSOFANDO NA VIDA Profª Lourdes Duarte em Filosofando na Vida

O amor verdadeiro entre um Homem e uma Mulher é como balsamo aromatizante, onde a sua doce fragrância perfuma cada gesto de carinho trocados entre ambos na cumplicidade de um grande amor.
Dois corpos se unem envolvidos por um sentimento profundo com juras de amor. Braços se entrelaçam, olhares se cruzam e lábios se unem em ritmo de sedução e na respiração um único suspiro envolvidos pela ardente paixão, promessas são seladas pelas bocas molhadas que pronunciam palavras de eterno amor.   
Autora: Gracimar Martins.
dedentro-para-fora.blogspot.com

  
   


quarta-feira, 30 de maio de 2018

Mulher.

Não precisa ter um dia especifico para comemorar o dia da Mulher, porque todos os dias devem ser celebrados pela Mulher como dia de festa, em homenagem a capacidade de cumprir a grande missão que o ser Mulher têm perante a vida. Ser Mulher é viver intensamente desfrutando de toda sua beleza. Ser Mulher é ter a força do seu instinto feminino que com toda sua sensibilidade sabe diferenciar o bem do mal. Ser Mulher é estar forte mesmo quando se sente frágil diante das dificuldades. Ser Mulher é nunca desistir e transformar o impossível no possível. Ser Mulher é mostrar ao mundo que sem este ser maravilhoso que é a Mulher o mundo não seria tão belo. Ser Mulher é ter orgulho de ser Mulher.
Autora: Gracimar Martins. 
  


segunda-feira, 28 de maio de 2018

Saudade...

Saudade é uma palavra que define um sentimento que causa dor a quem sofre por estar distante de quem se ama, é uma dor que arde no
peito e sufoca o coração. Saudade é um grito abafado pelas lágrimas, é o desejo de ver, estar e abraçar. Saudade são as lembranças registadas dos momentos outrora vividos. Saudade tem cheiro, cor e sabor, é voltar ao tempo mesmo por uns momentos que os pensamentos nos permitam acalmar essa dor. Saudade é fazer do sonho realidade, é viajar nas fantasias da imaginação, fazendo presente aqueles que se encontram ausentes. Saudade é uma lágrima, é um sorriso, é um suspiro, é um alento que nos dá força para acreditar que TU saudade um dia não mais existirás.
Autora: Gracimar Martins.



sábado, 26 de maio de 2018

Saudades de um grande amor.

37 edição do Poetizando e Encantando FILOSOFANDO NA VIDA Profª Lourdes Duarte  

Pela primeira vez estou participando no

Poetizando e Encantando Filosofando na Vida Profª Lourdes Duarte    



 Saudades de um grande amor.

Dos olhos vertem as lágrimas de um coração sofredor.
Em cada soluço busco o consolo para acalmar tamanha dor, da saudade que no peito carrego das lembranças que o vento levou.
Meus pensamentos trago comigo como um poeta sonhador, recordando os momentos vividos nos braços de meu grande amor.
Autoria: Gracimar Martins.
dedentro-para-fora.blogspot.com

Beleza interior.

A beleza interior é o conteúdo mais importante que caracteriza o ser humano, não está exposta para que possa ser apreciada e admirada é preciso que haja convívio para que esta beleza seja descoberta. A beleza interior para ser sublime é fundamental o saber ser e saber estar complementada com boas atitudes . A beleza interior é a essência da alma deixe a sua beleza interior desabrochar para que possas sentir-se o mais belo ser.
Autora: Gracimar Martins.

terça-feira, 22 de maio de 2018

Um novo dia...


Um novo dia é como a flor ao desabrochar, pronta a receber o orvalho de cada amanhecer, é uma oportunidade para um novo viver, um recomeçar... Um novo dia, é a porta que ansiamos pela sua abertura, é a estrada que procuramos para caminhar em direção as novas descobertas e conquistas, ultrapassando as adversidades e os obstáculos que se cruzem no caminho. Um novo dia, é uma dádiva recebida do grande arquiteto da vida, Deus. É um motivo de louvor e agradecimento por ser um eleito para usufruir dessa maravilha que é a vida. VIVER  não é uma obrigação é um DOM que nos é concedido, é um bem que temos a responsabilidade de selar, cuidar e preservar, porque a VIDA é individual e única. 
O dia tem 24 horas, 1.440 minutos e 86.400 segundos que 
devem ser minimamente vividos intensamente com alegria, gratidão e principalmente superação a qualquer momento de infortúnio que possa surgir em cada novo amanhecer. Quando o novo dia nascer cheio de encanto e magia nos convidando à despertar, receba-o com júbilo e braços abertos para abraçar os fascínio que a vida tem para nos agraciar. Que o novo dia seja para todos nós o toque da alvorada que anuncia uma vida plena de Bênção, Felicidade e Realizações que todos nós almejamos viver. 
Autora:  Gracimar Martins.  
      
           

domingo, 20 de maio de 2018

O sonho...

O sonho é uma vivência irreal, é o oculto adormecido despertando o desejo de viver, é o palco com o maior cenário  onde tudo passa acontecer, é noite é dia é inverno ou verão, tudo no sonho parece real, tem forma e cor e o artista é o próprio sonhador. O sonho é a magia que seduz com ousadia ou talvez apenas utopia até o amanhecer. O sonho é o refugio do pensamento ofuscado pelo desejo do acontecer. O sonho nos leva a lugares e acontecimentos fascinantes onde há leveza no andar e nos faz levitar. Em outros sonhos o sonhador se sente oprimido, preso sem saber o sentido, com pessoas e lugares em um mundo desconhecido. Quando o sonho é bom o subconsciente parece sereno realiza-se com o acontecimento interagindo com o sonho envolvente, como se o irreal criasse forma como se a vida estivesse coberta com uma doce e aveludada nuvem de bem estar. Mas nem todos os sonhos sabem bem sonhar, mas parecem um pesadelo querendo nos sufocar, é aquele sonho atormentador que nunca mais quer acabar, tudo parece tão real que o sonhador ao acordar suspira de alivio ao se libertar de um grande pesadelo que acabou de sonhar.
Autora: Gracimar Martins. 
                          

domingo, 13 de maio de 2018

Retrato de mãe.

Retrato de mãe, combinação de cor, reflexos e contornos com genuíno amor.
No teu retrato mãe quero contemplar a tua linda imagem singela e carinhosa que o meu coração vai sempre guardar. Sorriso contente, um lindo presente que me faz recordar dos momentos felizes que juntas vivemos, que nem uma câmara pode capturar, mas que nas minhas lembranças com muito amor guardadas vão ficar. A tua face mãe é para mim a beleza mais perfeita que Deus criou para o mundo iluminar. Nos teus olhos encontro a luz, na tua boca as palavras que conduzem o meu caminhar e nas tuas mãos a certeza que nunca só eu vou estar.
O teu retrato mãe no meu coração vou sempre guardar, como o tesouro mais precioso que a vida pode me presentear.
Autora: Gracimar Martins.
       

terça-feira, 8 de maio de 2018

Vivendo e aprendendo.

A vida é uma verdadeira escola, onde buscamos aprendizagem constante, através das nossas atitudes e convivência com o outro. Nunca é demais aprender, sempre há algo novo em que podemos conhecer e dar a conhecer. É importante sermos humildes e estarmos disponíveis a novos conhecimentos. Não feche-se em um mundo de auto suficiência esteja aberto a novas descobertas e ao contato humano, porque é dando que se recebe e este é um fator fundamental para enriquecermos os nossos conhecimentos e nos valorizarmos como pessoa.
  Não esqueça que a Escola da Vida está aberta para que possamos interagir e difundir as nossas experiências de vida de uma forma recíproca.
AUTORA: Gracimar Martins.



segunda-feira, 7 de maio de 2018

Tudo por amor.


O amor é a essência da existência, é o equilíbrio da vida quando deixamos nos envolver por esse sentimento todo o nosso ser ilumina-se de luz resplandecente. O amor é como a água que precisamos para nos manter vivos, é o oceano que atravessa a alma e inunda o nosso ser de imensa tranquilidade. O amor faz-nos valorizar cada momento do nosso quotidiano, porque quem ama sabe dar valor a sublime existência. O amor é um sentimento nobre que engrandece as nossas mais humildes atitudes. O amor controla os nossos sentimentos como o relógio controla o tempo. Tudo que precisamos para sentir esse bálsamo é abrir o coração e deixar que a sua fragrância libere os aromas mais genuínos, assim podemos nos contagiar por este grandioso sentimento, transformando cada gesto de nossas acções em TUDO POR AMOR.
 Autora: Gracimar Martins.





domingo, 6 de maio de 2018

Você não está só!


Você não está só! É uma auto afirmação que devemos ter em mente para repetirmos para nós mesmos, é como uma auto terapia que nos leva a reflectir sobre o mundo que nos rodeia, levando-nos a uma conclusão de que há muitas formas de não estarmos só, isso não quer dizer que tenhamos de estar sempre rodeados de pessoas para nos sentirmos acompanhados, há muitas actividades que podem ser introduzidas no nosso dia, desde o despertar para um novo dia todos os momentos podem ser preenchidos de forma que nos leve a um sentimento de felicidade, afastando-nos de qualquer pensamento de solidão, porque nós seres humanos temos a capacidade de comunicar com tudo o que nos rodeia, tudo depende da forma com que vemos a vida. Se olharmos para a nossa volta, podemos ver que o mundo está rodeado de beleza pela qual nos podemos deixar envolver de tal forma que qualquer pensamento que tenhamos de solidão deixe de fazer sentido, porque se caminharmos nas ruas e observarmos as árvores, as flores, os pássaros, o céu com o seu grandioso infinito, as pessoas que circulam pelas vias envolvidas pelas suas próprias vidas, dão-nos a certeza de que realmente não estamos sós. Aproveite a vida, seja a sua melhor companhia e descubra o melhor que há dentro do seu ser, leia um bom livro, ouça uma linda canção, assista um filme ou uma série, cumprimente alguém com um bom dia, dê um sorriso, cante mesmo que seja debaixo de um chuveiro, ame e deixe ser amado. O importante é sermos felizes, valorizando a oportunidade de fazer parte deste imenso universo chamado VIDA.
Autora: Gracimar Martins.




sexta-feira, 4 de maio de 2018

Amor de Mãe.

Amor de Mãe, coração em forma de flor, que desabrocha e exala o mais doce perfume com aroma de puro amor. Silêncio que acalma, braços que embala na ternura do coração. Amor de Mãe, não tem dimensão nem tão pouco razão. Fruto concebido no ventre acolhido envolto de emoção, por nove meses dois corações se unem numa única canção. Amor de Mãe, nasce do âmago de suas entranhas e envolve de carinho e protecção até o esperado dia de tê-lo em suas mãos. Amor de Mãe, o mais sincero sentimento eternizado no tempo desde a concepção, Amor de Mãe, ligação afectiva que entrelaça duas vidas unidas no poder da Divina criação.
Autora: Gracimar Martins.
     
              

quarta-feira, 2 de maio de 2018

Diferenças entre o mundo virtual e o mundo real.

O mundo tem passado por uma grande transformação e evolução na área da tecnologia, o que era real aos poucos foi dando lugar ao mundo virtual, com isso o relacionamento interpessoal já não é como outrora. As correspondências como, as cartas e os cartões de felicitações deram lugar as mensagens e cartões virtuais, já não podemos sentir o cheiro e a textura do papel, admirar a sua ilustração e a beleza da caligrafia. Quem um dia não se lembra de ter recebido um cartão de felicitações? E ao abri-lo saía de lá um montão de serpentinas aqueles papeizinhos coloridos acompanhados de uma música que nós só parávamos de ouvir quando o mecanismo do cartão partia, e o bolo de aniversário que saia do cartão, o buquê de rosas perfumadas que ao abrir sentíamos o seu perfume. Que bons tempos!... Aquelas cartas de amor cheirando a rosas ou outra fragrância. Os álbuns de fotografias pareciam não ter fim, quando íamos visitar familiares ou amigos sempre acabávamos passando a vista pelos álbuns de família e acabava sempre em risada, e quando tirávamos fotografias nas máquinas fotográficas analógicas e ficávamos esperando se ficou boa ou se fizemos figura tipo: Olhos fechados, boca aberta... Eram dias até as fotografias ficarem prontas. Parecem coisas do passado ultrapassadas, mas na verdade era emocionante. As amizades pareciam mais verdadeiras, podíamos tocar na pessoa, dar um abraço e dizer como estás bonita, gosto muito de você e as palavras ficavam marcadas no coração. É verdade que com a tecnologia tudo se tornou mais prático e rápido, mas também mecânico, as mensagens são instantâneas e o mundo ficou mais próximo. Isto é uma realidade vivida num mundo tecnológico, as recordações vividas antes do fenómeno virtual nunca serão apagadas, porque foram vividas com emoção e guardadas no coração e vão fazer parte da nossa história para sempre no mundo real.

Autora: Gracimar Martins.








 


segunda-feira, 30 de abril de 2018

Um abraço bem apertado.

Todo o abraço verdadeiro faz bem, um abraço, conforta, acalma e liberta. Um abraço pode ser bem apertado daqueles que se ouve o pulsar do coração, que enche a alma de emoção, se for um abraço das três palmadinhas nas costas, deixa estar também é bom não se pode reclamar. Existe o abraço feliz aquele que vem acompanhado de sorrisos e gargalhadas, por vezes acompanhados de lágrimas de felicidade, esse é o abraço do reencontro da comemoração da alegria de festejar. Também há o abraço da tristeza, aquele da despedida, da perda e do desencontro, em que as lágrimas caem sem parar, que enche de dor ambos os corações. Também há o abraço do dia a dia, aquele que pergunta e ai irmão tudo bem? acompanhado de um grande aperto de mãos, não se pode esquecer do abraço inesperado, aquele sem motivo aparente, mas que faz bem a toda gente. Há o abraço da paixão que até tira o pé do chão, e o abraço tímido, aquele que fica a um metro de distância, mas o que conta é a intenção. Também há o abraço do agradecimento, o que abraça e volta abraçar acompanhado de um muito obrigado, obrigado mesmo. Há aquele abraço dos magrinhos aos gordinhos que só chega até ao meio do corpo, e dos gordinhos aos magrinhos que entrelaça o corpo todo, e dos mais altos aos mais baixos que aperta o pescoço, e dos mais baixos aos mais altos que só chega até a cintura. Também há o abraço só de palavras, aquele que diz um abraço ai amigo, e quem recebe fica só na imaginação. Também tem o abraço da intenção, aquele que diz ai se eu pudesse, eu dava um grande abraço. Há o abraço que cola, aquele que abraça e volta abraçar e nunca mais quer largar e quando solta volta abraçar. Há aquele abraço de cumplicidade, que só de abraçar já entende tudo que se passa. Há o abraço fraternal aquele abraço que é incondicional. São tantas as formas que existe de abraçar... Mas o mais importante de todos os abraços é aquele que é dado de todo o coração, não importa a razão, mas que seja um abraço dado com muito amor. Que o abraço seja a forma mais sincera de expressar o verdadeiro e mais puro sentimento que é o amor.

Autora: Gracimar Martins. 

  Video da minha autoria, está no meu canal da youtube MV mensagens

domingo, 29 de abril de 2018

caminhos coloridos.

Na vida passamos por diferentes fases, desde ao primeiro momento quando chegamos ao mundo e ele nos recebe estendendo seus muitos tapetes coloridos, tapetes esses que se misturam nos confundindo com tantas cores. Seria bom se fossem todos cor de rosa, a cor dos sonhos ou amarelo, a cor do sol ou quem sabe todos verdes na cor da esperança, mas assim seria muito fácil seguir a cor que nos leva até à felicidade. Mas não é bem assim, uns até podem ter o tapete à sua escolha, mas não é para todos. E quando não podemos escolher temos que caminhar por cima de todas as cores. Há tapetes macios, outros ondulados, outros escorregadios, há tapetes áspero... E assim vamos caminhando no decorrer da vida, nas diferentes texturas dos tapetes coloridos estendidos nesse mundo de diversas cores. Mas o mais importante na vida é que mesmo que a cor ou a textura do tapete não nos agrade nunca devemos desistir de caminhar. Porque em algum momento podemos encontrar aquele tão esperado tapete que nos leva a caminhar em plena felicidade. Ser feliz está em valorizar as pequenas coisas que no dia a dia nos passam despercebidas, como em retribuir um sorriso, valorizar um abraço, enxugar uma lágrima, sentir o calor do sol, sonhar com o brilho das estrelas, ouvir os cânticos dos pássaros, sentir o cheiro da natureza, agradecer a cada amanhecer, são gestos que nos fazem sentir que a vida é um bem maravilhoso e que vale a pena viver.

De coração para coração, de que valia existir esse maravilhoso sentimento que é o Amor, se não fosse para compartilhar? Quem ama dá e recebe porque o amor tem esse magnetismo ele atrai coisas boas, o amor transforma, une e enraíza o bem. Deixe esse sentimento magnífico que é o amor entrar no seu coração e verás a magia acontecer. São tantas coisas que nos podem fazer felizes, por vezes andamos de costas voltadas para a felicidade. É certo que na vida nem sempre reflete as cores do arco íris, mas se voltarmos o olhar ao horizonte talvez possamos pelo menos ver um pouco do seu reflexo a despedir-se, assim como o arco íris que chega sem avisar não devemos deixar que a tristeza nos venha visitar, se ela por algum motivo
chegar e você precisar chorar chore, se precisar gritar grite, desabafe depois respire fundo enxugue as lágrimas e lembre-se que depois da chuva o sol brilha e com ele pode surgir aquele arco íris que tanto esperamos para nos alegrar com suas lindas cores. Amanhã será um novo dia e com ele nasce a esperança que nos dá força e coragem para seguir sempre em frente e correr para os braços da felicidade.


Autora: Gracimar Martins.